04/04 - SEMED realiza mais uma formação do PNAIC para professores.

SEMED realiza mais uma formação do PNAIC para professores.

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: “Compromisso e Inovação no eixo alfabetizador”

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, do Distrito Federal, Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º Ano do Ensino Fundamental.

Na gestão do Prefeito José Alberto Veloso a alfabetização é uma das principais prioridades. Dessa forma, o Secretário Municipal de Educação Prof. Carlos Alberto Gusmão não poupa esforços para que o PNAIC tenha a estrutura necessária para ser efetivado no município de Bacabal/MA.

A equipe do PNAIC, em Bacabal, é composta por um coordenador local e oito orientadores de estudos (OE) que são responsáveis por formar e orientar os professores alfabetizados (PAs) com metodologias específicas do Pacto. No ano de 2014, aconteceu a Etapa de Matemática e foram realizadas 07 (sete) formações, com carga horária de 24 horas cada, alcançando um público de 240 Professores Alfabetizadores (PAs) do ciclo de alfabetização e 4.404 crianças

matriculadas na Rede Municipal de ensino.

Seguindo essa mesma estrutura e finalizando as atividades planejadas no ano de 2015, o PNAIC continua com as formações da Etapa de Ciências, que até o final do primeiro semestre de 2016 serão realizadas 03 (três) formações com carga horária de 16h cada e um Seminário de Encerramento com a mesma carga horária.

Cabe ressaltar, que todas essas atividades refletem positivamente na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental em todo o município de Bacabal.


Fonte: SEMED