11/02 - Policia Civil de Imperatriz prende um dos bandidos mais procurados em todo o Brasil.

IMPERATRIZ - A Polícia Civil em Imperatriz prendeu neste domingo (10) à tarde Newton Moreira Silva, vulgo "Alemão", considerado um dos maiores assaltantes do país. Ele foi preso com uma quantia em dinheiro, cujo valor ainda não foi revelado, e confessou participação no assalto ao Banco do Brasil em Santa Luzia do Tide.

Alemão foi destaque no programa "Linha Direta", da Rede Globo, em dezembro passado. Ele é acusado de ser um dos integrantes do assalto à agência bancária da cidade de São Romão (MG). O crime ocorreu no dia 6 de fevereiro de 2007.

No mesmo dia e hora, outro banco na cidade de Riacinho também era assaltada. Os bandidos que invadiram as duas cidades agiram de forma rápida e semelhante. Eles fizeram alguns clientes do banco como reféns, dominaram os poucos policiais das cidades e espalharam o pânico entre os moradores.

As duas quadrilhas deixaram marcas de tiro por todos os lados e um prejuízo de mais de R$ 650 mil. Os bandidos de Riachinho fugiram, sem deixar pistas. Mas a quadrilha de São Romão, da qual Alemão fazia parte, se envolveu em uma das maiores perseguições da história policial de Minas Gerais.

Os bandidos tentaram fugir por uma estrada e acabaram se deparando com policiais militares. Houve troca de tiros e os criminosos começaram uma fuga pela floresta que duraria mais de um mês.

Na fuga, os cinco assaltantes fizeram quatro reféns. Eles ficaram no mato, sem comida, sem tomar banho e bebendo água de chuva. Com táticas de guerrilha e armamento de guerra, os assaltantes conseguiram escapar do cerco de quase 400 policiais civis, militares e federais.

Newton era o estrategista do bando e era ele quem conhecia táticas de guerrilha. Quatro bandidos acabaram localizados pela polícia: Igor de Freitas, o “Cantor” e Carlos Bezerra, o “Carlinhos”, foram presos em Goiás. Leonardo Valentim, o “Chapelão” e Daniel Porto, o “Baixinho” foram localizados em Brasília. Newton Moreira da Silva, vulgo "Alemão", continuava foragido.

Blog do Décio Sá e TV Mirante