26/03 - Ronaldo anda sem muletas, e fisioterapeuta acredita em recuperação.

O atacante Ronaldo, do Milan, se mostrou esperançoso em seu retorno ao futebol. O jogador, que se recupera de uma cirurgia para a reconstrução do tendão patelar do joelho esquerdo, já anda sem muletas e diz que não sente mais dores no local.

"Estou muito contente pela evolução e por não estar mais sentindo dor", disse o artilheiro, em seu site oficial.

Na terça-feira, Ronaldo caminhou pela primeira vez sem muletas, com a ajuda apenas de uma bengala. Depois de 41 dias de recuperação, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti disse que ele já atinge 70° de movimentação sem dor.

"Com bastante calma e cuidado estamos conseguindo atingir um resultado acima do esperado, e Ronaldo está cada vez mais confiante e se sentindo mais independente. Já vamos iniciar algum trabalho de força nas próximas semanas", disse Mazziotti.

Por causa do bom ambiente e do reencontro com os companheiros no Milan, clube que recebe a visita de Ronaldo a cada dois dias, o atacante desistiu de passar alguns dias em Paris antes de sua última consulta com o médico Gerard Saillant, no próximo dia 3.

Ele viaja para a França somente na véspera e, se liberado, seguirá para Madri para comemorar o aniversário de seu filho Ronald, no dia 6. Em seguida, deve continuar o trabalho de recuperação no Rio de Janeiro.

Ronaldo foi operado no dia 14 de fevereiro, na capital francesa, um dia depois de romper o tendão patelar do joelho esquerdo no empate por 1 a 1 contra o Livorno, pelo Campeonato Italiano.

A cirurgia foi a terceira sofrida pelo atacante no joelho. As duas anteriores, no fim de 1999 e em abril de 2000, foram no joelho direito. De acordo com o departamento médico do Milan, o período de recuperação gira em torno de nove meses.

Do UOL Esporte

Em São Paulo