28/03 - Visita de Hugo Chávez é marcada por protestos.

SÃO LUÍS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarcou na tarde desta quinta-feira, 27, na capital maranhense, para celebrar protocolo de intenções com o Governo do Maranhão.

Segundo a Assessoria do Governo do Maranhão, a visita do presidente venezuelano possibilitará um intercâmbio nas áreas da educação, agropecuária, saúde, meio ambiente e fomento do comércio.

O presidente venezuelano foi recepcionado no aeroporto Marechal Cunha Machado pelo Governador do Estado, Jackson Lago, prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, parlamentares, entre outras autoridades. Cerca de 100 estudantes secundaristas do Maranhão estiveram no local onde se manifestaram contra a presença de Chávez no Maranhão e foram recepcionados com violência pela Polícia Militar.


Segundo a presidente da Federação dos Estudantes Secundaristas do Maranhão - Fesma - Ana Paula Ribeiro, muitos manifestantes passaram mal por causa do spray de pimenta usado pelos policiais.

Ela garantiu que apesar da represália o movimento vai continuar. "Os estudantes irão realizar a lavagem do Palácio dos Leões com creolina". Ana Paula informou que o carro de som dos estudantes que animaria a manifestação no aeroporto foi proibido de permanecer no local.

Em frente ao Palácio dos Leões cerca de 300 militantes com bandeiras do MST, do PDT, da Venezuela e do Brasil aguardam a fala de Hugo Chávez, que será feita da sacada do prédio.

Para fazer número à manifestação foram contratados o Boi de Maracanã, grupos de tambor-de-crioula e a bateria da Favela do Samba.

Estudantes de uma escola pública de Santa Bárbara, na Zona Rural de São Luís, foram dispensados das aulas e estão na manifestação empunhando bandeiras da Venezuela.