07/04 - Campus da UFMA em Bacabal será revitalizado!

SÃO LUÍS - Uma comissão formada por representantes da sociedade civil de Bacabal, a 250 Km de São Luís, se reuniu com o assessor Especial de Interiorização, Cândido Medeiros, para propor uma audiência pública e discutir a revitalização do Campus no município. De acordo com o último censo do IBGE, a cidade tem cerca de 96 mil habitantes e é um importante pólo de desenvolvimento da região no estado.

Segundo o assessor, o Campus é um dos mais antigos da UFMA. As obras de reforma já deveriam ter sido concluídas no segundo semestre do ano passado e alguns locais se encontram em total estado de abandono. "Há perspectivas de retomada da função social do centro ainda este ano", garantiu o assessor.

A audiência pública deve ocorrer já na primeira quinzena do próximo mês. Uma das propostas é transferir o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera,) do pólo de Peritoró para Bacabal, além de discutir a implantação de novos cursos pelo Reuni e investimentos na implementação de atividades nas áreas de pesquisa e extensão. "Não vamos medir esforços para revitalizar o Campus e ajudar o desenvolvimento social e tecnológico da região, pois concebemos a UFMA como uma ferramenta estratégica para este fim", afirmou.

Ascom/UFMA