18/04 - Governador Jackson Lago inaugura obras em Bacabal e garante ajuda a desabrigados.

O governador Jackson Lago cumpriu, ontem, em Bacabal, uma verdadeira maratona de inauguração de obras públicas. O município está em festa para comemorar 88 anos de emancipação política e foi presenteada com diversas benfeitorias nas áreas da saúde, esporte e lazer. Jackson também visitou desabrigados e garantiu ajuda

Acompanhado do prefeito Raimundo Lisboa, o governador entregou à população, no início da manhã, o Centro de Reabilitação. Construído pelo governo, em parceria com a prefeitura, o centro tem capacidade para atender 300 pacientes/mês, nas áreas de trauma-ortopedia, neurologia, geriatria, pneumologia, entre outros serviços médicos de reabilitação.

 
Jackson lança pedra fundamental do Portal da Cidade

Em seguida, Jackson e Lisboa visitaram as instalações do Hospital Regional Laura Vasconcelos, mais uma obra realizada em parceria com a administração municipal. O hospital foi reformado e ampliado para dobrar a capacidade de atendimentos. A partir de agora, aquela casa de saúde pode efetuar 800 internações/mês e está instrumentalizada com equipamentos de última geração para disponibilizar à comunidade serviços de urgência, emergência e ambulatorial em quase todas as áreas médicas.

Também estiveram presentes o secretário de Saúde, Edmundo Gomes; os deputados Graciete Lisboa, Pavão Filho, Marcos Caldas, Mauro Jorge, Nonato Aragão, Camilo Figueiredo, entre outras autoridade políticas e comunitárias da região.

Além da “excelente qualidade” das unidades de saúde, o governador destacou uma novidade: a informatização das consultas e a interligação do sistema de marcação de atendimentos com os centros de saúde da zona rural. Agora os pacientes que moram fora da sede podem marcar consultas em suas próprias localidades, por meio de computadores conectados ao sistema central.

Outra benfeitoria na área da Saúde entregue à população bacabalense foi o Centro de Saúde Vila Coêlho Dias. O hospital vai atender dentro das especificações do Programa Saúde da Família (PSF) e beneficiará diretamente a quatro bairros próximos ao referido Centro. “É com obras desse padrão que respondemos aos ataques caluniosos, mentirosos de um grupo político desesperado por estarmos fazendo pelo Maranhão o que eles não fizeram em 40 anos”, frisou o governador, que teve o apoio da deputada Graciete Lisboa em sua afirmação. “O grupo agora faz um rodízio de ataques infundados às administrações municipais alinhadas ao Governo do Estado”, salientou a deputada.

Jackson Lago também esteve verificando o andamento das obras do Pronto Socorro Municipal. O serviço está previsto para ser concluído em 90 dias e vai ser um hospital de referência para a toda a região do Médio Mearim.

O governador e o prefeito Lisboa encerraram a maratona de inaugurações entregando o Estádio José Corrêa – O Correão, que passou por ampla reforma para dar mais conforto aos 12 mil espectadores que o estádio comporta. Em seguida, Jackson Lago participou do lançamento da pedra fundamental do Portal da Cidade, onde também funcionará o Centro Cultural.

Visita a abrigos e ajuda a flagelados – Jackson visitou, também, os desabrigados expulsos de suas casas devido à enchente do rio Mearim, e lamentou que as comemorações pelo aniversário da cidade coincidissem com esse momento de tristeza e angústia.

O governador esteve em um dos 13 galpões cedidos pela prefeitura para servir de alojamento aos desabrigados da enchente. Percorreu todo o alojamento, solidarizou-se como os desabrigados e reafirmou total empenho no sentido de amenizar o sofrimento das famílias afetadas.

O Mearim teve os níveis de lâmina d’água elevados em mais de quatro metros e expulsou centenas de famílias das áreas mais baixas. O prefeito Lisboa informou que o município está com aproximadamente 500 famílias desabrigadas, algo em torno de 1.700 pessoas.

“Viemos aqui para prestar nosso apoio, trazer nossa palavra de conforto e dizer que fiquem seguros de que o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal farão o que for possível para diminuir o sofrimento dessas pessoas”, enfatizou Jackson Lago. Ele anunciou que a Defesa Civil já está providenciando cestas de alimentos e outros suprimentos para serem distribuídos aos desabrigados de Bacabal.