07/05 - Avião da TAM esmaga perna de mecânico no aeroporto de São Luis.

Um Airbus 320 da TAM esmagou a perna de um funcionário da manutenção da companhia, conhecido como Irineu, anteontem à noite, na pista do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, durante a preparação da aeronave, que seguiria para Belém, O acidente ocorreu após o embarque dos passageiros, por volta das 22h. O mecânico teve a coxa, perna e pé direito atingidos e foi levado para o Hospital São Domingos, sendo submetido a uma cirurgia de reconstituição da perna.

O acidente aconteceu quando Irineu rebocava a aeronave com um trator, da rampa de embarque de passageiros para a pista de decolagem. Segundo a assessoria do hospital, o mecânico ficará em observação durante 48 horas e repousa em um dos apartamentos, pois não houve necessidade de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até a tarde de ontem o quadro de saúde do paciente era estável.

O assessor de comunicação da TAM, Alexandre Michelacci, explicou que o vôo 3892 fazia a rota São Luís/Belém/Santarém/ Manaus e teria pousado minutos antes, procedente de Fortaleza/ Recife/Salvador. Com o acidente, o mecânico foi prontamente socorrido e os passageiros receberam assistência da companhia e seguiram viagem em outra aeronave.

Informações extra-oficiais dão conta de que Irineu teria sido sugado por uma das turbinas do avião e acabou parando embaixo de um dos pneus do airbus. Michelacci informou que não estava autorizado a prestar outros detalhes do acidente e disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) será o responsável em investigar o caso. O airbus foi inspecionado na tarde de ontem, por técnicos de segurança da TAM, Anac e Infraero, sendo em seguida liberado para operar.