17/09 - Vacina para prevenir a Aids é testada no Brasil

Vacina para prevenir a Aids é testada no Brasil


Outros sete países também fazem parte da pesquisa, que teve avanços importantes. 76% dos voluntários que receberam o medicamento reagiram contra fragmentos do HIV. 

Do G1, em São Paulo, com informações do Jornal Hoje

Pesquisadores brasileiros e de sete países estão conseguindo resultados promissores no estudo de uma vacina para combater o vírus da Aids. Testes feitos em laboratório mostraram que o sistema imunológico de 76% dos voluntários que receberam o medicamento conseguiu reagir contra fragmentos do vírus.

"Nós andamos bastante. O resultado foi muito satisfatório. Porém a gente precisa ainda esperar um tempo razoável de anos para dizer se a vacina vai ser utilizada de fato na população ou não", disse o pesquisador Esper Kallás da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um dos coordenadores da pesquisa no Brasil.

A vacina - que pretende prevenir a infecção pelo HIV - está em testes em oito países. A primeira fase das experiências começou em 2004 com 360 voluntários que não tem o vírus. Na segunda fase, serão mais três mil pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras do vírus da Aids. No Brasil, estima-se que 620 mil pessoas estejam infectadas. A doença avança, principalmente, em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Por isso, para Kallás, os avanços devem ser comemorados. Mas o médico lembra que a prevenção é a melhor forma de combater a transmissão do vírus. "Como o uso de preservativos e uso de seringas e agulhas descartáveis quando for fazer qualquer injeção na veia.”.