27/09 - Deputada Estadual Graciete Lisboa apresenta Projeto para incentivar a produção literária no Maranhão.

A Deputada Estadual Graciete Lisboa (PSDB), quarta vice-presidente da Assembléia Legislativa, apresentou dia 28 de agosto do corrente ano, o Projeto de Lei que institui o Programa de Incentivo a Valorização da Produção Literária no Estado do Maranhão. De acordo com a proposição, o projeto pretende tornar lei, o Plano Editorial da Secretaria de Estado da Cultura, onde garantirá sua realização anual, independente de gestores que passarem.

O Concurso literário abragerá vários gêneros, entre os quais estão: romance, crônicas, poema, conto, novela, teatro, literatura infantil e juvenil, ensaio, além de engenho e arte. A inscrição será gratuita e aberta a pessoas físicas, podendo concorrer Maranhenses ou pessoas comprovadamente radicadas no estado há, no mínimo três anos. Diz ainda que as obras deverão ser inéditas, em língua portuguesa e que cada candidato poderá concorrer, com no máximo, duas obras de gêneros diferentes.

Cada obra premiada receberá o premio de dez salários mínimos vigentes e 30% da tiragem da edição. De cada obra premiada, serão publicados no mínimo 1.000 exemplares. Em caso de trabalhos conjuntos feitos por dois ou mais autores, a premiação será correspondente apenas a um vencedor, ficando a Secretaria de Estado da Cultura, responsável pela escolha da Comissão de Literatura, composta por membros de reconhecido saber na área de literatura a quem compete avaliar e classificar obras.

Ganha a cultura Maranhense, em especial o segmento literário, onde poetas e escritores terão a oportunidade de difundir suas obras.

Fonte: Jornal “O Folha”