27/10 - Conheça o perfil e propostas do prefeito João Castelo

Confira o perfil e as principais propostas de governo do candidato eleito.

Perfil João Castelo

João Castelo tem 71 anos e é o candidato do PSDB. Ele é casado com a ex-prefeita de São Luís, Gardênia Gonçalves, com quem teve dois filhos. Castelo foi presidente do Banco da Amazônia, deputado federal por dois mandatos, governador do Maranhão, senador da República e, novamente, deputado federal por dois mandatos. O último cargo que exerceu antes das eleições foi o de presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

Propostas João Castelo

Saúde

No plano do candidato tucano há o projeto de construção de um hospital no bairro do Angelim, a reforma de pronto-socorros e a criação de centros de saude nos bairros funcionando 24h por dia.

Moradia

Castelo pretende acabar com as moradias precárias, por meio do programa Palafitas Zero, que irá, segundo sua propaganda, construir 4 mil novas moradias populares. Outra promessa foi a de regularização fundiária para todas as ocupações nas periferias, principalmente na área Itaqui-Bacanga.

Educação

Para a educação, o prefeito eleito prometeu dar fardamento e livros para estudantes da rede municipal. Além disso, afirmou que vai construir creches e escolas em todos os bairros de São Luís, capacitando os professores.

Emprego e renda
Para gerar mais empregos, Castelo pretende criar centros profissionalizantes para os jovens e garantiu que irá atuar como agente de atração de empresas para a cidade, oferecendo aos empresários benefícios fiscais, desde que haja o compromisso de emprego para o cidadão de São Luis.


Trânsito

As principais propostas de João Castelo para desafogar o trânsito de São Luís são a construção de um novo Anel Viário, a ampliação de avenidas e a criação de ciclovias e ruas que interliguem os bairros.

Transporte

Vai aumentar a frota de ônibus e melhorar a qualidade dos coletivos é a prioridade do candidato tucano. Fora isso, ele pretende construir mais paradas de ônibus para os passageiros.

Imirante