16/11 - Brasil é superado pela Holanda no ranking da Fifa.

O Brasil, que começou o ano de 2008 em segundo lugar, atrás apenas da Argentina, chegou a cair para a sexta posição na atualização de setembro deste ano. Voltou para o quarto lugar no mês seguinte, e agora aparece atrás de Espanha, Alemanha, Itália e Holanda.

Já a Argentina, que caiu da primeira para a sétima posição entre junho e agosto, recuperou o sexto lugar da Croácia. A Rússia passou a República Tcheca e está em nono, enquanto Portugal divide o décimo posto com a Inglaterra. A França, que aparecia em 11º no mês passado, agora está em 12º, somente três pontos à frente da Turquia.

Entre os sul-americanos, o Paraguai teve destaque. Líder isolado das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, o país ganhou cinco posições e já está em 17º, à frente do Uruguai, que caiu três postos e aparece em 23º.

Mas foi o Equador que teve a maior arrancada dos sul-americanos. Subiu 11 posições e já está em 31º, logo atrás da Sérvia, que também disparou 10 lugares. No entanto, nenhuma seleção da parte de cima do ranking superou a escalada da Suíça, que ganhou 18 postos e já figura em 27º lugar.

A maior ascensão de todo o ranking foi da Jamaica, que chegou a bater México e Honduras nas eliminatórias e garantiu a disparada do 116º lugar para a 83ª posição, entrando de vez no top 100. O destaque negativo ficou com a Noruega, que perdeu 15 lugares e deixou o top 50, aparecendo em 54º.