19/11 - Festa democrática e emoção marcam inauguração da Assembléia Legislativa.

Uma grande festa democrática, marcada por emoção e palavras de agradecimento. Assim foi a solenidade de inauguração da nova sede do Legislativo Estadual, nesta terça-feira, 18. Sob a queima de fogos de artifício, parlamentares estaduais e federais, representantes do Executivo, Judiciário, Ministério Público e de vários segmentos sociais receberam o novo Palácio Manoel Bequimão, cuja inauguração escreve uma nova página na história do Maranhão.

Ao lado do governador Jackson Lago (PDT), do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Cutrim, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado João Evangelista (PSDB), cortou a fita simbólica, inaugurando o novo prédio. O ato também contou com a participação dos ex-presidentes Manoel Ribeiro (PTB) e Carlos Alberto Milhomem (DEM), do primeiro-secretário César Pires (DEM) e do vice-presidente Pavão Filho (PDT).

Manoel Ribeiro e Carlos Alberto Milhomem – ex-presidentes da Casa – ganharam homenagem especial por meio de uma placa fixada no hall de acesso ao plenário, por conta do empenho de ambos na execução do projeto da nova sede. Também mereceram homenagens em uma segunda placa, o governador Jackson Lago, pela determinação e apoio para a finalização do projeto, o ex-governador José Reinaldo Tavares e a ex-governadora Roseana Sarney.

Uma terceira placa homenageou os deputados Pavão Filho (PDT) e César Pires, que também ajudaram o presidente Evangelista na missão de finalizar o projeto, além dos demais integrantes da Mesa Diretora, parlamentares e funcionários envolvidos na obra.

As autoridades e convidados tiveram a oportunidade de conhecer o Salão Nobre Genésio Rego, onde se encontra a galeria dos ex-presidentes, cujas fotos foram recuperadas e padronizadas em estilo envelhecido. Em seguida, o padre Francisco fez a bênção do novo prédio, com a aspersão de água benta no hall de entrada da Presidência.

 

EMOÇÃO

A emoção marcou a primeira sessão plenária no novo prédio do Legislativo, cuja abertura foi iniciada ao som do Hino do Maranhão, entoado pelo coral de São João, sob o acompanhamento da Banda de Metais Kerusso.

Coube ao deputado César Pires o discurso de abertura da sessão, presidida por Evangelista, com a presença do governador Jackson Lago, do prefeito eleito de São Luís, João Castelo (PSDB), do ex-governador José Reinaldo Tavares, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Cutrim, da procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, do deputado federal Julião Amin (PDT) e do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim.

César Pires fez questão de destacar a atuação de todos os ex-presidentes que passaram pela Casa, com ênfase aos que se empenharam pela construção do novo prédio – Manoel Ribeiro e Carlos Alberto Milhomem. Um agradecimento especial foi dirigido ao presidente João Evangelista, que não se deixou vencer pelos contratempos da vida, entregando à população do Maranhão o novo prédio do Legislativo.

Palavras semelhantes foram ditas, na sessão, pelo governador Jackson Lago, que destacou o momento especial para a construção da história do Maranhão. Ele também parabenizou todos aqueles que fizeram parte do grandioso projeto de construção da nova sede do Legislativo, desejando que continuem empenhados na obra realizadora do parlamento a que os maranhenses tanto almejam.

Ao discursar, João Evangelista não conseguiu conter a emoção ao lembrar da sua luta pessoal contra grave enfermidade que o acometeu, agradecendo o apoio e solidariedade que recebeu, durante dez meses, de todos os parlamentares, em especial do deputado e médico Antônio Pereira (DEM), dos amigos de todos os credos e ideologias, dos funcionários da Casa e dos seus familiares.

Para Evangelista, o novo prédio do Legislativo é fruto da harmonia entre os Poderes e da vontade de dois governadores corajosos – Jackson Lago e José Reinaldo – que muito se empenharam para que a obra fosse concluída. Disse que não ouve entraves financeiros por parte do Executivo e que todos os passos foram rigorosamente cumpridos para que o Maranhão pudesse ter uma Assembléia moderna e compatível com as tecnologias do século 21.

 

SELO E LIVRO

Ao final da sessão, o diretor dos Correios no Maranhão, Carlos Alberto Pinheiro, fez a entrega solene do selo personalizado e do carimbo comemorativo com a marca do novo prédio da Assembléia Legislativa, que entram hoje em circulação. Também foi lançado o livro a História do Legislativo Maranhense, do desembargador aposentado, escritor e jornalista Milson Coutinho.