13/01 - Polícia Militar realiza treinamento para a utilização do "Bafômetro" em Bacabal e Região.

Aconteceu na manhã desta terça-feira (13.01.09) no Auditório “Sd PM Alcides Gomes de Sales Filho” localizado no Quartel da 2ª Companhia PM Independente em Bacabal o treinamento aos policiais militares sobre a técnica de utilização e manuseio do Etilômetro, mais conhecido como “Bafômetro” aparelho utilizado para verificar a quantidade de álcool existente no sangue.

Ao que rege Lei Nº 11.705, de 19 de junho de 2008, a “Lei Seca”, altera a Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, que ‘institui o Código de Trânsito Brasileiro’, e a Lei no 9.294, de 15 de julho de 1996, que dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4o do art. 220 da Constituição Federal, para inibir o consumo de bebida alcoólica por condutor de veículo automotor, e dá outras providências, além de prevê maior rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólicas, foi sancionada no dia 19 de junho. Ela torna ilegal dirigir com concentração a partir de 2dg/L (dois decigramas de álcool por litro de sangue) que equivale a 0,1 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões. A punição para quem descumprir a lei prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo.

A 2ª CI irá iniciar suas abordagens a partir desta semana como forma de prevenir os abusos durante as festas e, principalmente, no Carnaval, onde o consumo de bebida alcoólica aumenta consideravelmente e o número de acidentes se eleva de igual forma.

Fica o aviso: se ingerir bebida alcoólica não dirija, pois beber e dirigir irá custar muito caro ao bolso do consumidor em tempos de crise.