21/01 - Lisboa vence eleição na Famem

O prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa (PDT), elegeu-se ontem presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), ao derrotar o prefeito de Itapecuru-Mirim, Júnior Marreca (PR), por 120 a 83 votos. A chapa encabeçada por Lisboa, terá mandato de dois anos à frente da entidade, com possibilidade de reeleição. Após o resultado da eleição, o prefeito de Bacabal pregou a unidade em torno do municipalismo. “A eleição acabou. Vou buscar agora a unidade dos prefeitos. Quero contar com todos os colegas nesta caminhada”, disse ele.

Com 94% de participação dos associados, a disputa de ontem foi uma das mais concorridas da história da Famem. Apenas 13 prefeitos não participaram do pleito – Um dos votos foi em branco.

Favorito desde o início da disputa – uma vez que tinha o apoio da atual diretoria da entidade e do Governo do Estado – Lisboa consolidou sua vitória a partir da declaração oficial de apoio do governador Jackson Lago (PDT), anteontem. Secretários e aliados políticos do governador ligaram pessoalmente aos prefeitos para pedir votos em favor do candidato de Bacabal.

Ainda assim, os aliados de Lisboa reconheceram a força e a importância da candidatura de Júnior Marreca como liderança municipalista. “O prefeito Júnior Marreca é um valoroso companheiro, que só enaltece este processo de escolha”, disse o prefeito de Gonçalves Dias, Vadilson Dias, que abdicou da candidatura em favor do colega de Bacabal. Vadilson foi eleito vice-presidente da entidade.

Movimento

O processo de eleição da Famem trouxe este ano uma novidade. Pela primeira vez, foi definido apenas um local de votação, na própria sede da entidade, em São Luís. Mesmo assim, a maioria absoluta dos associados participou do encontro, que movimentou a área próxima desde as primeiras horas da manhã.

Além da presença maciça dos prefeitos, a escolha do novo comando da entidade reuniu também políticos de todos os partido. Os deputados federais Gastão Vieira (PMDB), Domingos Dutra (PT), Julião Amin (PDT), Carlos Brandão (PSDB) e Flávio Dino (PCdoB) estiveram pela manhã no local de votação, acompanhando seus aliados prefeitos e cabalando votos para o candidato de suas preferências. Também estiveram presentes os deputados estaduais José Lima (PSB), Stênio Rezende (PSDB), Rubens Pereira Júnior (PRTB), Marcos Caldas (PTdoB) e Carlos Braide (PDT), além dos secretários de Estado Wilson Carvalho (Articulação Política), Rubens Pereira ( Assessoria Especial) e Aziz Júnior (Meio Ambiente).

A posse de Lisboa deve ocorrer ainda este mês de janeiro. O atual presidente, Cleomar Tema Cunha (PDT), que deixa a entidade após quatro anos de mandato, pretende começar um trabalho político com vistas às eleições de 2010.