18/11 - Duas chapas disputam a direção da OAB em Bacabal.

BACABAL - A subseção da OAB em Bacabal vai eleger, nesta sexta-feira (20), sua nova diretoria. Desde a criação da subseção, em 1986, é uma das eleições mais acirradas. Aproximadamente 90 advogados votarão em uma das duas chapas: “OAB Presente” ou “Mudança Já”.

A Chapa “OAB Presente” é encabeçada pela advogada Francisca Marlúcia Viana. Dentre suas propostas, constam a valorização do jovem advogado e a capacitação dos profissionais. Marlúcia Viana defende também a implementação das ações da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMA). Integram a chapa os advogados Maria Zilda Lago (vice-presidente), Maura Patrícia Sousa (secretária-geral), Reginaldo Matias da Silva (secretário-geral adjunto) e Dominfran de Sousa Macedo (tesoureiro).

A Chapa “Mudança Já” é encabeçada pelo advogado José Agnelo Rodrigues. O candidato faz questão de dizer que é uma chapa de oposição. São pontos da sua plataforma de propostas: a valorização dos honorários advocatícios; atenção ao jovem advogado, priorizando a construção de escritórios compartilhados de apoio ao exercício da advocacia. Com críticas à condução da subseção pela atual diretoria, Agnelo defende uma maior ação de apoio aos pleitos da sociedade. Integram também a chapa “Mudança Já” os advogados Andréia Furtado (vice-presidente), Maria Célia (secretária-geral), Eugenio Solino (secretário-geral adjunto) e Gilson Arêa Leão (tesoureiro).

Sede própria é ponto comum

No mesmo dia em que estiverem votando para eleger a diretoria da subseção, os advogados de Bacabal irão escolher também a diretoria da seccional Maranhão. Esse fato fez os candidatos das chapas “OAB Presente” e “Mudança Já” serem cortejados pelos candidatos da disputa em nível estadual.

A candidata Marlúcia Viana decidiu-se pelo apoio a Mário Macieira. Segundo ela, existe o compromisso na construção da sede própria da subseção. Já Agnelo Rodrigues, decidiu apoiar Roberto Feitosa. A construção da sede é também um compromisso do candidato Agnelo. Ele critica a atual gestão por não ter iniciado a construção de um prédio-sede, uma vez que a OAB em Bacabal já possui o terreno.

O processo eleitoral está sendo organizado pela Comissão Eleitoral, presidida pelo advogado Antonio Florêncio Neto. A votação será realizada das 9 às 17 horas no Salão do Júri, no Fórum.