15/01 - Lula: ‘Refinaria vai espalhar desenvolvimento para todo o país.’

SÃO LUÍS - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz hoje (15), em Bacabeira, o lançamento oficial das obras de construção da Refinaria Premium da Petrobras. Acompanhado da governadora Roseana Sarney, Lula dará a primeira acelerada no trator responsável pela terraplenagem do terreno, de mais de 2 mil hectares. A obra, que deve custar cerca de US$ 20 bilhões, vai gerar algo em torno de 130 mil empregos diretos e indiretos. Segundo o gerente da refinaria, Adalberto Barbalho, que está em São Luís desde terça-feira, o empreendimento tem previsão de inauguração para 2013.

“A refinaria é uma nova realidade no Maranhão e vai assumir todo o processo de desenvolvimento da região”, disse o presidente, ontem à noite, ao desembarcar em São Luís. Segundo Lula, é um investimento sem precedentes no Norte e Nordeste. Ao comentar a batalha que teve de enfrentar para viabilizar o projeto, o presidente ressaltou que o importante é trabalhar por todas as regiões do país. “Não poderíamos continuar desenvolvendo as regiões Sul e Sudeste e esquecendo do Norte/Nordeste. Estamos espalhando o desenvolvimento para todo o país, a partir do Maranhão”, afirmou.

Lula segue no início da manhã, de carro, para o município onde será instalada a refinaria, acompanhado de Roseana e dos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. A expectativa é que a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da obra dure cerca de 1 hora e meia.

Na viagem a Bacabeira, o presidente aproveita para inaugurar oficialmente a segunda ponte sobre o Estreito dos Mosquitos. Iniciada no governo Fernando Henrique Cardoso e concluída no governo Lula, a obra nunca foi inaugurada oficialmente.

Para garantir a instalação da refinaria, o governo Roseana Sarney colocou em prática todas as medidas exigidas no contrato com a Petrobras. Todas estas medidas são comandadas pelo Comitê Gestor para a Implantação da Refinaria Premium I. Foi este comitê, inclusive, quem fez a avaliação das propriedades e posses a indenizar e o próprio pagamento das indenizações.

Entre as últimas ações do governo maranhense, foram liberadas anteontem as licenças de instalação e de supressão vegetal na área, que garantiam a vinda do presidente.

A partir de agora, segundo o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, a responsabilidade é do governo Lula. Caberá ao Governo Federal recuperar e duplicar a BR-135. Também ficará a cargo do governo Lula o Programa de Mobilização da Indústria de Gás Natural.

A qualificação da mão-de-obra será feita pelos dois entes da federação e pela Petrobras. Esta etapa deve começar no mês de março.

Mais

- A área total em que será construída a refinaria, em Bacabeira, é equivalente a 200 campos de futebol

- A Refinaria Premium da Petrobras vai consumir energia suficiente para uma cidade de 100 mil habitantes

- A partir do início da operação da refinaria, o Brasil passará da condição de importador para a de exportador de óleo diesel.

- Para garantir o abastecimento d’água no local da obra, o governo terá que disponibilizar um sistema equivalente ao Italuís, que alimenta parte da capital maranhense.

AGENDA DO SENHOR PRESIDENTE

Sexta-feira

15 de janeiro de 2010

10h - Lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium I

Fazenda Cristalândia, BR 402, Km 2, sentido Bacabeira/Rosário

10h20 - Cerimônia de lançamento da pedra fundamental e de início das obras da Refinaria Premium I

13h - Partida para Brasília (DF)

Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado

16h - Chegada a Brasília (DF)

Base Aérea de Brasília