29/01 - Governadora fará check-up nos próximos dias.

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney embarca para aos Estados Unidos, nesta sexta-feira (29), onde vai fazer um check-up de rotina. Seguindo orientação médica, ela vai passar por uma bateria de exames em uma clínica neurológica de Miami, cidade onde ficará por quatro dias. Durante seu afastamento, o vice-governador João Alberto de Sousa assumirá o comando do Executivo Estadual.

De volta ao Brasil, Roseana Sarney permanecerá alguns dias em São Paulo, onde será submetida a nova avaliação médica. A governadora, que viaja acompanhada do marido, Jorge Murad, retornará ao Maranhão no sábado (6). Ao todo, serão nove dias de afastamento.

A ida aos Estados Unidos objetiva avaliar a saúde da governadora, que no mês de junho de 2009, se submeteu a uma cirurgia para correção de aneurisma cerebral, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento cirúrgico foi o 21ª pelo qual passou Roseana Sarney.

Incentivo

Antes de viajar, a governadora deu um incentivo aos foliões maranhenses. Ela garantiu ajuda financeira às festas de Carnaval de todos os 217 municípios do Estado, assegurando investimentos da ordem de R$ 29 milhões no reinado de Momo, o que vai gerar emprego, renda e o incremento no turismo.

Com a decisão, as cidades que não têm tradição de grandes folias carnavalescas receberão recursos de acordo com o número de habitantes. O dinheiro será repassado às prefeituras municipais. A meta é que essas localidades tenham carnavais tão alegres como os realizados em cidades como São Luís, Imperatriz, Barra do Corda e Pinheiro.

As informações são da Secom.