01/05 - Caminhando para emagrecer.

A caminhada é a forma mais fácil (e barata) de emagrecer, proteger o coração e ganhar fôlego. A grande novidade é que especialistas dos Estados Unidos descobriram que caminhar ajuda a exterminar as gordurinhas da barriga.

Por que caminhar funciona tão bem para acabar com os pneuzinhos? De acordo com Tim Church, da Louisiana State University, nos Estados Unidos, a caminhada ajuda a reduzir a gordura abdominal profunda, chamada gordura visceral. “Se você se exercitar o suficiente para perder 10% da sua gordura corporal, pode, na verdade, diminuir a gordura visceral em até 30%”, diz Tim Church. Mas é preciso deixar bem claro que a caminhada só funciona se você fizer junto uma dieta saudável.

Antes de iniciar suas caminhadas em busca da barriga perfeita, fique atenta para algumas dicas:

- Evite caminhar sob sol forte, use filtro solar mesmo nos dias nublados;

- Nunca caminhe em jejum;

- Use roupas levinhas e tênis confortáveis;

- Beba água antes, durante e após a caminhada;

- Quando estiver bem adaptada à caminhada, não se acomode: aperte o passo, aumente a duração do exercício ou incline a esteira;

- Se você tiver algum problema de saúde, procure orientação médica.

Os especialistas afirmam que mais de 50% do resultado de um plano de emagrecimento depende do que você come. Não faça dietas malucas e radicais, apenas equilibre o que você coloca no prato. Opte sempre por um menu balanceado e saudável. Se precisar de ajuda, consulte um nutricionista ou um endocrinologista.