18/06 - Aprenda a 'calar' as vuvuzelas em transmissões de jogos da Copa.

Se você se incomoda com o som das tão faladas vuvuzelas, as cornetas que os torcedores tocam o tempo todo durante as transmissões dos jogos de futebol da Copa do Mundo da África do Sul, saiba que existem soluções técnicas para reduzir o ruído delas e garantir mais conforto auditivo.

O responsável por essa façanha é o equalizador, equipamento que divide o áudio em faixas de frequência que podem ser manipuladas, garantindo, assim, uma melhor reprodução do som de acordo com tipo de música ou evento que está sendo transmitido.

Existem discussões na internet sobre soluções via hardware e software para amenizar a tortura aos ouvidos. Nem todas, no entanto, funcionam perfeitamente. Veja algumas opções para se livrar do som das cornetas na TV e ver os jogos da Copa em paz.

Paliativo
Se sua TV vem com equalizador embutido, temos uma boa e uma má notícia: a boa é que, com um ajuste simples, você pode reduzir o som das vuvuzelas. A má é que, diferentemente do que circula pela internet, esse acerto não só não elimina em 100% o som das cornetas como também acaba distorcendo o áudio da transmissão, incluindo a narração e os sons dos jogadores no campo.

Equalizador na TV
Equalizador na TV: corte na frequência de 300Hz altera som das vuvuzelas. (Foto: Reprodução)

Para anular o som das vuvuzelas, é necessário eliminar a frequência sonora equivalente ao som da corneta. Cada som produz uma onda sonora, que vibra em uma determinada frequência. O barulho da vuvuzela produz uma onda de 235 Hertz, ou seja: a cada segundo, a onda sonora criada pela corneta vibra 235 vezes.

Além da frequência original, é preciso também "apagar" as harmônicas, ondas que vibram, por exemplo, numa frequência duas ou três vezes maior que o som inicial. As harmônicas da vuvuzela são, aproximadamente, 466 Hz, 932Hz e 1862Hz.

Nas TVs com configuração de equalizador, o mais próximo que se tem é o ajuste de 300 Hz. A aproximação não é suficiente para acabar com o som das vuvuzelas, e ainda atrapalha na reprodução de outros sons.

Se sua TV não possuir o recurso, também é possível ligar a saída de áudio em um aparelho de som com equalizador para, da mesma forma, reduzir as tais frequências.