14/12 - Reforma administrativa é encaminhada à Assembleia.

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney anunciou na tarde desta terça-feira (14), em entrevista coletiva no Palácio dos Leões, como será a nova estrutura da administração estadual.

Como antecipado anteriormente pelo Imirante, a grande novidade da Reforma Administrativa é a volta das gerências regionais. Foi anunciada a criação de 26 gerências que serão coordenadas pela Casa Civil.

- Essa não é uma reforma completa. As mudanças da estrutura administrativa do governo vão sendo colocadas a partir das necessidades. As gerências regionais são uma maneira de dar mais eficiência a máquina e ficar mais perto do povo.

O outro ponto que merece destaque na Medida Provisória que foi encaminhada para a Assembleia Legislativa para análise dos deputados é a criação da Secretaria de Administração Penitenciária e o desmembramento da pasta de Esporte e Juventude com a criação da Secretaria Extraordinária de Juventude. Também foi anunciada a fusão das secretarias de Planejamento e Administração e a volta da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

- A criação da Secretaria de Administração Penitenciária é uma forma moderna de pensar o sistema penitenciário.

Outras secretarias extraordinárias que vão ser criadas são as de Assuntos Estratégicos, Minas e Energia e Igualdade Racial.

A governadora Roseana Sarney confirmou que a sua posse vai ser às 00h30 do dia 1 de janeiro, em seguida a governadora viaja para Brasília para acompanhar a posse da presidenta Dilma Rousseff. O anúncio do novo secretariado deve ser feito na próxima semana.