15/02 - A SAÚDE DA SUA COMUNICAÇÃO

Você sente dor enquanto fala ou discursa? Apresenta tosse freqüente ou pigarro? Faz uso de cigarro ou álcool? Toma pouca água durante o dia? Fala muito alto e grita? Costuma falar em ambientes ruidosos? Fica rouco com freqüência? Se a maioria das suas respostas foi SIM, você pode vir a desenvolver um problema vocal.

A voz é nosso instrumento de comunicação e muitas vezes nosso instrumento de trabalho, por isso devemos dar atenção especial a ela. A nossa voz é produzida quando o ar expiratório passa pelas nossas pregas vocais fazendo-as vibrar. Se utilizamos da voz de forma inadequada essa vibração pode ocorrer de forma desorganizada, causando assim as chamadas disfonias (Segundo Behlau e Pontes, entende-se por disfonia toda e qualquer alteração vocal que impeça a emissão natural da voz).

Então deixo aqui algumas dicas para a manutenção da saúde vocal;

- Beber bastante água durante o dia, a água hidrata a prega vocal.

- Evitar roupas que apertem da região do pescoço e da cintura, impedindo assim uma respiração mais livre.

- Evitar gritar e falar muito alto, pois isso provoca hiperfunção podendo causar alterações estruturais na prega vocal.

- Não pigarrear, o pigarro provoca um forte atrito nas pregas vocais.

- O cigarro também é nocivo a prega vocal, a fumaça paralisa os cílios da prega vocal acumulando secreção e impedindo a prega vocal de se movimentar normalmente.

- A ingestão de álcool anestesia a prega vocal, o paciente então perde a noção do quanto está forçando sua voz.

- A ingestão de frutas cítricas como a maça, ajudam a movimentação da prega vocal, pois diminuem a viscosidade da saliva e do muco acumulado.

- Alimentos muito condimentados como os achocolatados e derivados de leite, ao contrário aumentam a secreção no trato vocal.

- Não se utilizar de pastilhas ou balas, essas apenas mascaram o sintoma, fazendo com que se tenha um esforço ainda maior durante a produção vocal.

Se você sentir rouquidão por mais de 15 dias procure um Fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para maiores esclarecimentos.


Ana Paula Chaves Freitas

Fonoaudióloga - CREFONO 10176-MA

fga.anapaulachaves@hotmail.com