11/03 - Lava-Pratos agita o fim de semana em Ribamar.

Carnaval celebra 65 anos e encerra oficialmente o período carnavalesco no Maranhão.

Pedro Sobrinho / Imirante

SÃO LUÍS - O tradicional carnaval do Lava-Pratos ocorrerá neste fim de semana, no município de São José de Ribamar. Segundo a prefeitura do município, a previsão é que mais de 150 mil pessoas visitem a cidade durante os dois dias de festa, sábado (12) e domingo (13). O Lava-Pratos, em 2011, celebra 65 anos.

O Lava-Pratos, que ocorrerá no Parque Municipal do Folclore Terezinha Jansen, a orla marítima da cidade, encerra oficialmente o período carnavalesco no Maranhão. Com o tema “São José de Ribamar, Cidade da Alegria”, a folia contará com a participação de várias atrações, entre elas agremiações genuinamente ribamarenses e bandas de renome nacional, como Araketu e Chicabana.

Segurança, Saúde e Trânsito

Tanto para o Carnaval tradicional, quanto para o Lava-Pratos, a prefeitura organizou esquemas nas áreas da saúde e segurança que visam oferecer comodidade e tranqüilidade aos brincantes. Aproximadamente, 500 seguranças privados foram contratados para o circuito do Lava-Pratos durante os dois dias de festa. Este esquema contará, ainda, com a participação massiva de efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Segurança Pública do Estado divulgará o efetivo de policiais militares e do Corpo de Bombeiros que trabalharão na Lava-Pratos nesta quinta-feira (10).

O Hospital Municipal e o Centro de Saúde Honório Gomes, ambos localizados na sede da cidade, funcionarão em regime de plantão 24h com equipes médicas reforçadas e ambulâncias. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, durante o Lava-Pratos, estarão percorrendo o corredor da folia distribuindo preservativos e repassando informações importantes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O trânsito na sede do município sofrerá algumas intervenções no sábado à tarde, a partir das 16h, e durante todo o domingo de Lava-Pratos. As vans que estiverem trafegando no sentido MA-201/Ribamar deverão seguir pela avenida Clodomir Cardoso, passando pela avenida Garrastazu Médici, rua da Avenida até a rua Bom Jesus (ponto final ao lado da Data Control). Os ônibus que estiverem trafegando nesse mesmo sentido deverão seguir pela avenida Clodomir Cardoso, passar pela avenida Garrastazu Medici e chegar ao Parque da Campina (ponto final).

A partir de 11h de domingo, o ponto de embarque e desembarque de passageiros, da linha Terminal Cohab/Ribamar, será no pátio externo da empresa TCM, localizada na Avenida Clodomir Cardoso.

Os ônibus que deixarem a cidade com destino a São Luis e Paço do Lumiar pela Estrada de Ribamar (rodovia estadual MA-201) deverão seguir o seguinte itinerário: Parque da Campina, passando pela rua Humberto de Campus e avenida Clodomir Cardoso até chegar à rodovia estadual. As vans que trafegarem nesse mesmo sentido farão o seguinte itinerário: rua Bom Jesus, passando pela avenida Clodomir Cardoso até chegar à MA-201. Carros de passeio poderão utilizar as ruas paralelas à avenida Gonçalves Dias.

Programação

A programação do Lava-Pratos 2011, que conta com o apoio do governo do Estado e pode ser conferida no www.saojosederibamar.ma.gov.br , terá início no sábado, a partir das 20h, no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, localizado na orla marítima da Sede do Município.

A festa será aberta com os shows das bandas Vadiê, Reprise e Reinaldinho e Banda. O ponto alto desta noite será a apresentação da banda baiana Araketu, que sobe ao palco no início da madrugada (0h30).

No domingo, a festança carnavalesca tem início a partir do meio-dia, no palco montado na chamada Estação Praia, também situada na orla marítima da Sede da cidade. Neste local, a animação ficará por conta das bandas Scorpions, Prakatu, Formato A5 e Argumento.

No palco do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, a programação tem início a partir das 13h com os shows das bandas Fênix, Jacaré, Gargamel, Pepê Jr e Banda e Fabrícia e Banda. O ponto alto deste dia será o show da banda Chicabana, uma das revelações do Carnaval baiano. Chicabana sobe ao palco a partir das 20h30.

A história do Lava-Pratos

O Lava-Pratos chega, este ano, a sua 65ª edição na cidade de São José de Ribamar. O evento é considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país, além de encerrar oficialmente a temporada momesca no Estado.

O Lava-Pratos, de acordo com historiadores ribamarenses, teve sua origem no ano de 1946, no então chamado “Carnaval da Vitória”, assim batizado após a vitoriosa participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.

Tudo começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval, de São José de Ribamar, resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar outras agremiações em São Luís, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba.

Por esse motivo, as escolas visitadas resolveram retribuir a gentileza, no primeiro domingo da Quaresma, na sede do Batuqueiro Naval, à época situada na rua Nova, na Sede do município. Dessa forma, outras agremiações começaram a peregrinação até São José de Ribamar, em razão de terem se sagrado campeãs do Carnaval da capital maranhense.

Com o passar do tempo, outras Escolas de Samba e outros grupos carnavalescos da Ilha, como é o caso da Casinha da Roça, por exemplo, começaram a se deslocar todos os anos para Ribamar para abrilhantar o evento.

Programação do Lava-Pratos 2011

Sábado, dia 12

Parque Municipal do Folclore

20h – Banda Vadiê

21h30 – Banda Reprise

23h30 – Reinaldinho e Banda

0h30 – Araketu

Domingo, dia 13

Estação Praia (também localizada na orla marítima)

12h – Banda Scorpions

14h30 – Banda Prakatu

16h – Formato A5

18h – Grupo Argumento

Parque Municipal do Folclore

13h – Banda Fênix

14h30 – Banda Jacaré

16h – Gargamel

17h30 – Pepê Jr e Banda

19h – Fabrícia e Banda

20h30 – Chicabana

Fonte: Ascom/Prefeitura de São José de Ribamar.