20/05 - Curso de Direito do CESB-UEMA comemora três anos

Para marcar a data com festividades, alunos, professores e a direção do CESB-UEMA realizaram uma palestra, ministrada pelo juiz titular da Justiça Federal/Secção de Bacabal, Neian Milhomem Cruz.

 

Por Maurício Azevedo

 

No último dia 12 de maio, o Curso de Direito, do Centro de Estudos Superiores de Bacabal (CESB), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), celebrou seus três anos de atividades acadêmicas. A data foi comemorada com a realização de uma palestra, ministrada pelo juiz titular da Justiça Federal/Secção de Bacabal, Neian Milhomem Cruz, com o tema “As Competências da Justiça Federal”.

Em relação ao Curso, o juiz federal destacou que esta formação possibilitará à região mais desenvolvimento, porque, segundo ele, a sociedade sofre com a carência de profissionais dessa área. O magistrado disse ainda que o Curso de Direito em qualquer lugar possibilita que os cidadãos tenham mais acesso à Justiça, algo extremamente importante para que nosso Estado efetive seus objetivos.

A diretora do CESB, professora Rozilma Soares Bauer, lembrou dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos para que o Curso consolide-se em Bacabal, como a instalação do Núcleo de Prática Jurídica e a efetivação dos contratos de Estágio Curricular com órgãos ligados à Justiça.

Diversos alunos falaram a respeito de suas experiências no decorrer do Curso. A aluna do 7º período, Simone Rodrigues de Souza, frisou a luta incansável de alunos, professores, direção do CESB e pessoas de diversos setores da sociedade em defesa da permanência do Curso em Bacabal.

Além dos alunos dos dois períodos (2º e 7º) e a diretora do CESB, participaram do evento os professores Luis Gonzaga Araújo (coordenador do evento) e Marlúcia Viana; a ex-diretora do CESB, Rose Mary Soares, e a coordenadora do Curso, Jane Eire Nunes.

 

Estrutura Atual

O Curso no momento conta com 44 alunos, sendo que 18 estão no 7º período e 26 no 2º. A terceira turma, composta por 20 alunos, já foi selecionada por meio do Vestibular 2010 e prepara-se para iniciar as aulas em agosto deste ano.

O quadro de docentes está formado por oito professores, são eles, Antônio Florêncio (advogado/Bacabal), Jaelcy Pitman (analista judiciário/São Luís), Noélia Castro (advogada/Teresina), Luís Gonzaga Araujo (diretor da Justiça Federal/Secção de Bacabal), Celso Antonio Botão Jr. (diretor da Justiça do Trabalho/Bacabal), Fabriza Carvalho (analista do TRE/São Luís), Marlúcia Viana (advogada/Bacabal) e Werner Bauer (advogado/São Luís).

Demandas

As demandas atuais do Curso são a realização do concurso para professores efetivos, a biblioteca e o espaço do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Para resolver o problema de maneira definitiva, o Governo do Estado promete realizar concurso para efetivar professores.

Conforme previsto pela direção do CESB, o NPJ entrará em funcionamento a partir de agosto deste ano, quando os alunos começarão os trabalhos práticos, tais como, simulação de audiências e júris populares, e atendimento à comunidade.

A biblioteca será organizada somente quando a construção do prédio for concluída.

O Curso possui 10 períodos, com duração mínima de cinco anos e carga horária de 3.700 horas.

A primeira turma espera colar grau no início de 2013.