30/05 - Abertura do Seminário Maçônico GOAM 2011 - São Luis-MA.

Meus Irmãos,

Preliminarmente, nossos agradecimentos ao Grande Arquiteto do Universo, o Pai por Excelência, por estarmos aqui reunidos, gozando saúde física e mental.

No mérito, digo-lhes que as escolhas em Loja Maçônica para os cargos de Veneráveis Mestres e Vigilantes são de suma importância. Eleição equivocada de um Venerável Mestre pode significar ostracismo, apatia e desorganização da célula maçônica, que repercutirá negativamente na própria Potência Maçônica a que é jurisdicionada e na Maçonaria em geral.

Existem autores que consideram o cargo de Venerável Mestre como o mais importante dentro da nossa querida Instituição, por uma simples razão, ou seja, a Loja é a grande sustentação da Maçonaria, quer seja moral, ética e/ou de conciliação.

É na Loja que obtemos os conhecimentos maçônicos através das Instruções e dos exemplos.

Não há Iniciação em uma Potência. São nas Lojas que Iniciamos a nossa vida na Sublime Ordem.

Não existe Potência Maçônica sem Lojas e nem Loja sem Maçons.

E a formação maçônica? O conhecimento é indispensável para a vida do ser humano, quer seja ele maçônico ou não, mas principalmente do Homem Maçom.

A Confederação Maçônica do Brasil – COMAB à qual o nosso GOAM é filiado tem, hoje, por bandeira a árdua tarefa de contribuirmos para a melhoria da educação e do ensino público; defende o ingresso do Maçom nos Conselhos Municipais de Educação e conclama os Veneráveis Mestres a atuarem junto ao Poder Público Municipal no sentido de buscar espaço para Irmãos, a fim de que estes, compondo os Conselhos Municipais, fiscalizem a correta aplicação das verbas destinadas à educação, visto que segundo comentários o dinheiro existe, mas muito dele some pelo “ralo”. O ralo da corrupção.

O nosso GOAM tem a Escola do Conhecimento Octacíllio Schuller Sobrinho, com aulas mensais, que visam contribuir no sentido de melhor formar o Maçom; a Loja Maçônica de Estudos e Pesquisas Afonso Augusto de Morais, com sessões regulares e reuniões administrativas mensais e também a Biblioteca Maçônica Florêncio Soeiro, com cerca de 1.200 livros exclusivamente maçônicos, que existem para a transmissão de conhecimentos, especialmente maçônicos.

Por oportuno, lembro a todos que ao ingressarmos na Maçonaria fizemos um juramento de não falar, não escrever, não revelar sob qualquer forma os secretos que passamos a conhecer. Tudo que é dito em Loja é segredo. Sigilo, em Maçonaria, é mais que cláusula pétrea. É Landmark! O Maçom que trai o seu juramento se torna um perjúrio perante a Maçonaria e seus Irmãos!

E este Seminário Maçônico é destinado a habilitar os Irmãos eleitos para os cargos de Veneráveis Mestres no biênio 2011 / 2013 a bem administrar as respectivas Oficinas da Arte Real, contribuindo, decisivamente, para a melhoria do conhecimento, assim como aos Vigilantes eleitos; aos Oradores, Secretários e Tesoureiros, estes a serem nomeados pelo futuro Venerável-Mestre a com eles Veneráveis colaborarem efetiva e eficazmente.

Finalmente, espero que todos vocês assimilem corretamente – com aproveitamento - tudo que lhes serão expostos neste seminário, resultando em melhorias para as respectivas Lojas e para este querido GOAM. Para tanto, este Irmão Grão-Mestre escolheu expositores competentes.

Que o Grande Arquiteto do Universo, o Pai Celestial, nos ilumine e guarde!

Sucesso, meus Irmãos!

Por: Osvaldo Pereira Rocha - Grão Mestre do GOAM