13/12 - Lutas e Conquistas do Sr. Raimundo Nonato Silva

Aos dias 11 de dezembro de 1993, nasceu Raimundo Nonato Silva, filho de Furtuoso José da Silva e Maria Francisca da Conceição, no Estado do Piauí.
o Sr. Raimundo Nonato Silva, chega ao Maranhão em 1958 com sua esposa a Sra. Maria Rodrigues Silva, vindo a residir no Povoado Jenipapo, onde veio a construir sua família com seis filhos.
O Sr. Raimundo exercia sua atividade de agricultor familiar com a juda de sua esposa e filhos, a partir de 1976 o Sr. Raimundo juntamente com outros trabalhadores rurais se reuniram para discutirem uma forma de reivindicar os direitos dos trabalhadores ruruais do Município de Bacabal chegando a uma conclusão que somente através de uma Associação de Trabalhadores almejaria seu objetivo passando a se reunirem periodicamente às escondidas, pois na época os trabalhadores sofriam represálias do Rtegime Militar por estarem organizados em grupos para discutirem os direitos dos trabalhadores. Em 1972, os trabalhadores rurais decidiram passar de Associação de Trabalhadores Rurais para Sindicato de Trabalhadores Rurais, registrando o mesmo e fazendo o reconhecimento no Ministério do Trabalho e Emprego, publicado no Diário Oficial do Maranhão, e filiando-se na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (FETAEMA)
Em 1972, o Sr. Raimundo tornou-se uma liderança sindical no Povoado Jenipapo, onde conseguiu filiar todos os trabalhadores do povoadoe das regiões próximas como: Vila Nova, Santo Antônio, Alto da Pedra até o ano de 1975 e logo em 1976 tornou-se Diretor Sindical, até o ano de 1978 com o cargo de Tesoureiro. Em 1979 o Sr. Raimundo retoma o cargo de Delegado Sindical nos Povoados Santa Maria, Fundamento e Santo Antônio até o ano de 1984. Em 1985, foi eleito novamente para direção do Sindicato com dois madatos consecutivos no cargo de Presidente até 1990. Em 15 de janeiro de 1991 foi eleito Secretário geral até 15 de janeiro de 1994. Tomando posse como Secretário de Finanças de 15 de janeiro de 1994 a 15 de janeiro de 1997. Em 15 de janeiro de 1997 a 2000exerceu a função no Conselho Fiscal
A partir desta data encerrou sua participação como Dirigente Sindical, passando a dar sua parcela de colaboração através de informações aos novos diretores quando o procuravam.
Ultimamente encontra-se fragilizado em consequência dos problemas de saúde, tendo difuculdade para se deslocar.

O Site Cuxá deixa aqui sua homenagem a Raimundo Nonato Silva.