16/06 - Maranhão tem por meta vacinar 640,5 mil crianças contra a pólio.

A campanha de vacinação contra a poliomielite começa neste sábado (16) com a realização, em todo o país, do Dia D de Mobilização. Das 14,1 milhões de crianças com menos de cinco anos, a meta é vacinar 95%, o que corresponde a 13,4 milhões. O Ministério da Saúde repassou 21,2 milhões de doses da vacina para todas as secretarias estaduais do Brasil. Ao Maranhão, segundo o MS, foram repassadas 960.900 doses para atender a população alvo que é de 640.579 crianças. A campanha começa neste sábado e termina em 6 de julho.

O lançamento oficial da campanha será feito pelas secretarias de Saúde do Estado (SES) e da capital maranhense (Semus). A da SES inicia às 8h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Vinhais, enquanto que a da Semus, acontece às 9h30, no Centro de Saúde AMAR, no bairro Vicente Fialho.

Em todo o Estado serão 1.794 postos fixos e volantes de vacinação, com 8.406 pessoas e 779 veículos envolvidos diretamente. Já em São Luís estarão em funcionamento 357 postos de vacinação (243 volantes e 76 unidades de saúde) distribuídos nos sete distritos da capital. O atendimento será realizado no horário das 8h às 17h do dia D. E de 18 de junho a 6 de julho, a campanha continua nas 76 unidades de saúde, de segunda a sexta, no mesmo horário.

A vacinação é indiscriminada, sendo que as doses administradas em crianças menores de 2 meses não deverão ser consideradas como doses válidas, devendo o responsável ser orientado a retornar ao serviço de saúde, para iniciar o esquema. A vacina confere proteção contra os três sorotipos do poliovirus I, I e III, e sua eficácia é em torno de 90% a 95% com a administração de uma dose. Confira aqui a lista dos postos de vacinação na capital maranhense.

São José de Ribamar
Já em São José de Ribamar, município da Região Metropolitana, a meta é vacinar 13.338 crianças, das quais 2.427 são menores de um ano e 10.911 possuem idade variando entre um e quatro anos.

Durante todo o dia, no horário das 8h às 17h, doses da vacina estarão disponíveis, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde; nos Centros de Saúde Honório Gomes (sede da cidade) e Kiola Costa (região das Vilas); no Hospital Municipal e Maternidade Municipal, ambos situados na sede; em postos de saúde e em diversos postos de vacinação alternativos instalados em todas as regiões do município. Veja a lista completa com os locais de vacinação deste sábado.