04/11 - Guerreiro Júnior participa de Encontro Nacional do Judiciário.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Antonio Guerreiro Júnior, participa na segunda e terça-feira próximas, em Aracaju (SE), do 6º Encontro Nacional do Judiciário, quando magistrados de todo o país e CNJ irão debater planejamento estratégico, gestão e metas para a justiça nacional em 2014. O presidente do STF e do CNJ, ministro Carlos Ayres Britto, que é sergipano, falará na abertura.

A comunicação do Poder Judiciário e combate à corrupção serão temas debatidos em Aracaju. Ambos foram objeto de reunião preparatória em Brasília com representantes dos tribunais, a partir de diagnóstico do Departamento de Gestão Estratégica da secretaria-geral do CNJ e resultados do Seminário Nacional de Probidade Administrativa, promovido pelo Conselho no primeiro semestre, por ocasião dos 20 anos da Lei de Improbidade.

Este ano os participantes também pretendem revisar metas estabelecidas em encontros anteriores, fixar novos propostas e interagir pela troca de experiências.

O Encontro Nacional do Judiciário reúne anualmente presidentes, corregedores e membros de tribunais. O evento tem como foco avaliar a estratégia nacional do Judiciário e definir metas e ações prioritárias, com o objetivo de modernizar a Justiça e melhorar a prestação de serviços ao cidadão.

Pela primeira vez uma capital do Nordeste sediará o evento. O de 2011 ocorreu em Porto Alegre. O Encontro Nacional do Judiciário é realizado regularmente desde 2008.

Assessoram o presidente Guerreiro Júnior em Aracaju os juízes Paulo de Assis Ribeiro (coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico do TJMA) e Marcela Santana Lobo.

O empresário Jorge Gerdau, o secretário de Ações Estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, o jurista Gustavo Binenbojm, professor da UERJ, e da jornalista Eliane Cantanhede, da Folha de S.Paulo, estão no time de palestrantes convidados para o encontro.