01/03 - SAAE representa município de Bacabal em capacitação para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

SAAE representa município de Bacabal em capacitação para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Leonardo Lacerda participando de capacitação em São Luis
O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal(SAAE), Leonardo Lacerda, participou, em São Luís, da primeira oficina de capacitação para gestores e técnicos promovida pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento(ASSEMAE), realizada com o apoio da Fundação Nacional de Saúde(FUNASA) visando a elaboração do plano municipal de saneamento básico.

Após participar da capacitação Leonardo Lacerda destacou que a elaboração do plano municipal de saneamento básico é condição obrigatória, exigida pelo Governo Federal, para que possam ser liberadas verbas para investimentos no setor de saneamento básico nos municípios do Brasil e que ele deve ser amplamente debatido com a sociedade civil organizada, além de ser elaborado por técnicos das diversas secretarias afins ao saneamento básico e saúde do município.

Lacerda revelou que conversará com senador João Alberto Sousa, com o deputado Federal Alberto Filho e com prefeito de Bacabal José Alberto Veloso sobre todas as orientações e informações que lhe foram repassadas e que ainda participara, desde vez em companhia de técnicos do SAAE e de secretários municipais das pastas afins, de outras oficinas de capacitação, a exemplo do que acontecerá em Imperatriz no período de 15 a 19 de julho.
Cobrindo demandas

Antes de viajar para participar da oficina Leonardo Lacerda recebeu na sede do SAAE um grupo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Bacabal. Os alunos foram conhecer a sede administrativa da autarquia e sua estação de Tratamento.

O diretor do SAAE, antes da viagem, com alunos do IFMA e em visita ao 15º Batalhão

O diretor fez ainda uma visita ao comandante do 15º Batalhão de Polícia. Atendeu a um pedido do próprio Tenente Coronel Egídio, recém-empossado na função. Egídio estava preocupado com a qualidade da água servida a tropa, uma vez que o quartel tem poço artesiano próprio. Uma equipe comandada pelo técnico Benedito Neto fez a coleta da água do poço, analisou a água e recomendou que o comando desativasse a unidade em razão de a água encontrar-se imprópria para o consumo. Agora o 15º Batalhão usa apenas a água distribuída pelo próprio SAAE.
  
Deixou ainda uma séria de demandas para serem cobertas pelas equipes técnicas do órgão, entre as quais se destacaram a reabilitação do sistema de captação da estação da curva do anu, no Rio Mearim, trabalho coordenado pessoalmente pelo adjunto Mario Lopes, a substituição da luva do cano central de distribuição da estação de tratamento (ETA) e a recuperação do poço artesiano do Residencial Bela Vista.

Sob os olhos do diretor adjunto Mário Lopes mergulhadores trabalham na estação de captação
Nesse período do ano a captação de água no sistema da curva do anu é constantemente afetada pelas mudanças no nível do rio. O SAAE contratou mergulhadores para desentupir a entrada dos canos que levam água para duas bombas, resolvendo paliativamente o problema, trabalho que terá que ser repetido tantas vezes quantas for necessário.

Equipe do SAAE substituiu a luva
A troca da luva do cano central de distribuição exigiu grande esforço da equipe técnica incumbida de realizar o trabalho. É que, numa tentativa anterior a área havia sido concretada. Mesmo assim a equipe conseguiu acessar o local e promover a troca do artefato. No Residencial Bela Vista foi trocada a bomba do poço artesiano.
Outras demandas
Equipes técnicas do SAAE também resolveram problemas nos povoados Bananeira, onde o motor foi rebobinado; Boa Vista da Tábua, onde foi feita a limpeza do poço;Prainha, também problema do motor; Água Fria, troca da chave; Mata Fome, troca do registro; Santo Antôniodos Vieiras, troca da chave e do registro; Sincoral, troca do motor e São Sebastião dos Pretos, onde um vazamento na caixa provocava o extravio.
Foram resolvidos também problemas nos bairros Vila São João, Vila da Paz, Parque Manoel Lacerda e Areal.

Da assessoria