30/01 - FICHA LIMPA! TCE aprova contas da ex-presidenta da Câmara Municipal de Bacabal, Ute Almeida.

É muito comum a população se deparar diariamente com notícias na imprensa dando conta de políticos impedidos de ocupar ou concorrer a cargos públicos devido irregularidades constatadas nas prestações de contas dos seus mandatos e gestões a frente, por exemplo, de Câmaras Municipais e Prefeituras.

Em todo o país já é grande o número dos chamados “fichas sujas”, porém, também há aqueles que se preocupam em zelar pelo bem público e por sua própria imagem. É o caso da empresária Ute Almeida, que por oito anos exerceu dois mandatos como vereadora de Bacabal.

De 2005 a 2008 adquiriu experiência, e, como consequência, teve seu mandato renovado pelo povo. Nos primeiros dois anos da sua segunda legislatura foi conduzida à presidência da Casa onde geriu dentro do que determina a lei de responsabilidade fiscal. A comprovação veio com as aprovações das prestações de contas relativas aos exercícios de 2009 e 2010 (período que presidiu a Câmara Municipal de Bacabal).

Como se observa na publicação do Diário Oficial do Estado, de 21 de janeiro de 2013, em sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado – TCE - realizada em julho de 2012, a prestação de contas de 2009 obteve deliberação regular, conforme Acórdão nº 605/2012.
O mesmo ocorreu em relação a prestação de contas referente ao último ano de Ute Almeida na presidência, durante sessão plenária realizada dia 17 de dezembro de 2014.

Portanto, mesmo tendo desistido da carreira politica no inicio de 2013, e deixar claro que não tem pretensões de voltar a disputar qualquer cargo eletivo, a ex-vereadora e ex-presidenta da Câmara Municipal de Bacabal diz se sentir orgulhosa e de consciência tranquila, ciente de ter cumprindo seu papel como representante da população no poder legislativo municipal.

Vale lembrar que Ute Almeida é esposa do médico Dr. Elígio que também foi vereador e presidiu a Câmara, além de ter exercido um mandato como deputado estadual.

Atualmente os dois se dedicam aos seus empreendimentos na área empresarial, sendo que Dr. Elígio ainda continua atuado como anestesiologista nas redes pública e particular.
Por Sérgio Matias