09/02 - 2ª Companhia de Polícia Militar registra carnaval mais tranquilo dos ultimos 10 anos.

A 2ª Companhia deflagrou nos dias 02, 03, 04  e 05 a operação carnaval nos 13 (treze) municípios que fazem parte da 2ªCI: além de Bacabal, São Mateus, Alto Alegre do Maranhão, São Luis Gonzaga, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Olho D’água das Cunhãs, Bom Lugar, Vitorino Freire, Altamira, Brejo de Areia, Marajá do Sena e Paulo Ramos.  O objetivo foi garantir a realização da festa momesca dando tranqüilidade a todos os brincantes.

Foram montadas barreiras em pontos estratégicos o longo da BR-316, rodovias estaduais, avenidas e ruas com pontos de bloqueio com abordagens a pessoas e veículos com linha interurbana, intermunicipal, vans e táxi. A 2ª Companhia PM Independente disponibilizou para a operação a maior quantidade de policiais possíveis.

Considerando os carnavais anteriores, o carnaval 2008, pode ser considerado por todos o carnaval mais tranqüilo dos últimos dez anos, não sendo verificado nenhum homicídio, assalto de grandes proporções e nem furto ou roubo de veículos na área da Unidade, sendo portando atingida a meta traçada pelo comando da 2ªCI de um carnaval de paz e segurança.

Durante os quatro dais de folia foram conduzidas ao Distrito Policial, 86 pessoas, sendo 59 na sede e 27 nos DPM’s; 149 solicitações via 190, sendo 118 (cento e dezoito) na sede e 31 (trinta e um) nos DPM’s; foram apreendias 17 (dezessete) armas, sendo 03 (três) armas de fogo e 14 (quatorze) armas branca; foram apreendidos 07 (sete) veículos todos na sede; 02  (duas)  CNH’s foram recolhidas; foram 06 (seis)  pessoas presas por tráfico de droga; foram registrados 12(doze) acidente de trânsito sem vítima fatal; furtos e roubo a pessoa 18 (dezoito).

O resultado da mega-operação carnaval teve início duas semanas antes em toda a área da 2ªCI o que culminou com a prisão de uma quadrilha interestadual de roubo a carga ocorrida no dia 23.01, na qual foram presos SINDERLEY GOMES LIMA, CRISTIANO DA SILVA LIMA, ANTONIA ELIANE VIEIRA, DANIVAN CAMPOS SILVA, SIMONE NASCIMENTO DE JESUS, todos de alta periculosidade; No dia 26.01, foram apreendido os menores  E.B.C, 17 anos e E. A. F., 15 anos por assalto e seqüestro;  também no dia 26,   foram presos por porte ilegal de arma na cidade de Alto Alegre do Maranhão os senhores EDENILSON GONÇALVES DE ARAÚJO, RAIMUNDO ALVES DA SILVA, FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA E FRANCISCO FILHO DE AZEVEDO, todos residentes na cidade de Bacabal; também foram presos na cidade de São Mateus do Maranhão os assaltantes RAIMUNDO NONATO GOMES DA SILVA,   JHONATM SOUSA NASCIMENTO, FRANCIMAR BATISTA DE SOUSA, JOSÉ DO AMPARO RIBEIRO, GILVAN BEZERRA DA SILVA, FLÁVIO CASTRO DOS SANTOS  e MIGUEL DA CONCEIÇÃO SILVA.

A nossa principal preocupação era com relação aos crimes contra a pessoa, principalmente homicídio, sendo que conseguimos em treze municípios numa população estimada em 400.000 pessoas, fora os brincantes que vieram de outras cidades que não fazem parte da nossa jurisdição, darmos a segurança necessária a todos os foliões não sendo registrado nenhum crime de maior gravidade contra a vida ocorreu na nossa área,  bem como não foi constatado nenhum furto ou roubo de veículo, pratica costumeira neste período, concluiu o comandante da 2ªCI.