Sábado, 04 Julho 2020
Portuguese English Spanish
booked.net
Luana Pires

Luana Pires

Luana Pires é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica, Professora Universitária e atualmente também COLUNISTA deste site. Ama o mundo da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal, acredita que todos podem se desenvolver e conquistar a superação das limitações, sejam elas biológicas, sociais ou emocionais. Continua sua busca pela aprendizagem com o estudo da Neurociência e Análise do Comportamento Aplicada -ABA, busca diariamente o conhecimento. Acredita na frase: LIMITAÇÕES FORAM FEITAS PARA SEREM SUPERADAS.

Quinta, 04 Junho 2020 12:57

UM NOVO LAR E UMA NOVA ESCOLA!


Há muito já se falava de educação à distância, mas nunca foi tão visível esse tipo de ensino e tão necessário. Entretanto, a forma como tudo aconteceu foi uma surpresa para muitos e trouxe o medo do desconhecido para dentro dos lares e até para as escolas.


O medo chegou para nós pais, os quais os filhos estudam o ensino infantil, fundamental ou médio e que não tinham contato direto com a modalidade EAD, e para outros que nunca tiveram nenhuma interação, todos totalmente surpreendidos. A escola? foi pega de surpresa também, os professores tiveram suas didáticas totalmente modificada pela ensino EAD e as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), essas que são tão faladas nas universidades, e pouco conhecida na educação básica; em consequência foi a que mais sofreu com essa mudança radical.


E conseguimos nos adaptar? Na verdade, poucos conseguiram, e outros lutam até agora para reinventar-se. Eu já tenho costume com a modalidade, na verdade amo o ensino a distância, ele facilita a minha vida, uma vez que já estudo nessa modalidade, ele contribui com a minha rotina no trabalho e me favorece a continuar aprendendo , mas já a minha filha teve muita dificuldade mesmo estando no ensino médio, para ela não foi e não está sendo fácil.


Não está fácil para ninguém. Para muitos é uma rotina totalmente nova e estressante, para outros parte dela foi alterada e alguns não se estressaram tanto, deixaram para lá e seguiram, mas que houve uma grande mudança nos sistemas familiares e educacionais, é inegável.


Pais e mães precisando voltar ao trabalho sendo que as crianças estão em casa, mães do lar que no horário escolar agilizavam o trabalho doméstico tiveram que estruturar a rotina, crianças que tinham uma rotina cheia de atividades e hoje estão com tempo livre em todos os horários, e o que fazer? Sentimento de incapacidade tem tomado os pensamentos de muitos pais, o medo de o filho ser prejudicado nos estudos, nas terapias, tem tirado o sono de várias famílias.
Primeiro saiba que realmente muitas coisas irão ser modificadas, outras aperfeiçoadas e algumas totalmente abandonadas. A escola terá que se aprimorar no ensino a distância, os professor, e vocês pais. Mesmo que um momento igual a esse não ocorra nunca mais, não poderá pegar todos desarmados novamente. Será um novo reinventar, um redescobrir de novos caminhos e o enfrentamento de erros e críticas, o desconhecido à escola, aos professores e às famílias.


Nesses dia foram muitas indagações, reclamações; ora o professor manda tantas conteúdos, não explica no vídeo ou a qualidade é horrível, a escola não tem se preocupado com o aluno, ora não sabendo lidar com as crianças em casa. Na verdade, o surgimento imediato de uma situação desconhecida, foi um golpe surpresa, todos foram surpreendidos, e inovar foi necessário. Então, aprender a aprender nunca foi tão essencial para quem tem a habilidade de ensina, de construir aprendizado, isso para pais e professores. Assim o novo não surpreendeu somente as famílias, mas também a comunidade escolar. Esta que de todas as formas e com os recursos que cada uma possui, tenta se reinventar e continuar construindo saberes.


Nunca foi tão levantado a questão da família nessa construção cognitiva da educação no lar . A família tem sua grande parcela na aprendizagem de seus filhos, na construção de responsabilidades, na significação do ensino-aprendizagem. É no lar que a criança inicia sua aprendizagem, constrói seus primeiros saberes, e com a pandemia essa educação no lar tornou-se indispensável, e de repente pais viraram professores acadêmicos de seus herdeiros. O ensino doméstico se tornou uma realidade nos dias atuais, pelo mesmos por um tempo, assim esperamos ou a maioria espera.


Manter a calma durante as atividades escolares, estipular tempo de resolução para as tarefas, aprender conteúdos, tem sido desafiador. Além disso, manter as crianças em casa e lidar com o estresse tem sido outra tarefa difícil. O melhor é buscar realmente adaptar a rotina, dividir tarefas, ter um tempo livre ( é muito importante), e no momento de maior estresse, parar e voltar apenas após ter o controle da situação.


Esperamos que as coisa voltem o mais próximo da normalidade, mas ter em mente que vamos reaprender algumas coisas, e buscar nos preparar para novas situações que possam surgir, é ter sabedoria. Você vai conseguir, a escola vai conseguir, os professores e alunos irão conseguir, mas compreender que é um tempo novo e difícil para todos gera empatia e facilita na consolidação e aceitação das mudanças.
Reconhecer que está difícil para todos é fundamental.

Luana Pires
Pedagoga/Psicopedagoga

 

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Sexta, 29 Mai 2020 20:33

Preciso de Ajuda!

Compartilhar nas redes sociais:

Telefone

99 3621-6216 99 99107-5401 99 98117-0791

E-mail

contato@cuxa.com.br