POR: REDAÇÃO CUXÁ
26/12/2019
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Bacabal, será uma das sedes no Maranhão que coordenará o Pint of Science, trata-se de um evento de divulgação científica que ocorre todos os anos no mundo todo. No Brasil, serão 85 cidades cadastradas, dentre elas estão as cidades Bacabal, Caxias e São Luís que sediará pela primeira vez.
Vale ressaltar que este evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de maio do ano de 2020. Além disso, é de grande relevância ao meio acadêmico, assim como ao público que vai conhecer as pesquisas que foram ou estão sendo desenvolvidas nas Universidades. Com início em maio de 2013, o evento já recebeu mais de 34.000 espectadores, no ano de 2019 foram 24 países que receberam o evento, e o objetivo é de ampliar cada vez mais, visto que possibilita o conhecimento da ciência a todos. Herbário Maranhão Continental (BMA) passa a integrar projeto do INCT Esta semana iniciaram-se os preparativos para que o acervo do herbário Maranhão Continental, da Universidade Federal do Maranhão, começasse a ser digitalizado. Com isso ampliam-se as informações botânicas para estudantes e pesquisadores do mundo inteiro e ao mesmo tempo torna conhecida a flora do Maranhão.
O INCT- Herbário Virtual da Flora e dos Fungos é um instituto vinculado ao programa conduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem por princípio promover o acesso livre e aberto aos dados, informações, e ferramentas disponíveis a qualquer indivíduo ou grupo. Os participantes da rede manifestaram o seu compromisso de tornarem seus dados disponíveis para promover a pesquisa e o desenvolvimento científico no país e no exterior e para estimular o uso público da informação científica. Atualmente o herbário BMA conta com cerca de 2.500 amostras constituídas por “briófitas”, “pteridófitas” e Angiospermas, provenientes de diversos ecossistemas do estado do Maranhão, como a mata de cocais, restinga e cerrado lato sensu. Também conta com exemplares de outras regiões do Brasil, como os campos rupestres da Serra do Cabral, em Minas Gerais. Portanto, trata-se de informações necessárias ao conhecimento das pessoas, saindo do meio acadêmico e indo ao encontro dos cidadãos.