Lançamento do livro do autor Maranhense Marcos Linhares

Lançamento do livro do autor Maranhense Marcos Linhares

A luta de uma família por justiça e pelo resgate da memória. Novo livro de Marcos Linhares apresenta uma trama repleta de reviravoltas, onde os embates nos meandros do Judiciário e do Executivo local transformam a realidade em algo que mais parece saído de um livro de ficção.

 

Na sexta-feira, dia 5 de julho, às 19h, na Biblioteca Nacional de Brasília (2o. andar), será lançada "Pedro e Luzia Reis - A invasão da terra e da memória em Bom Lugar, município maranhense” (Tagore Editora, 192 páginas, R$47,00), do escritor e jornalista Marcos Linhares.

Para o advogado e doutor em Sociologia Jurídica, Márlon Reis, a escrita da obra, embora intrincada em detalhes e rica em contexto histórico e cultural, mantém-se acessível e convidativa ao leitor.

 

" A narrativa da família Reis é uma poderosa representação de resistência e luta contra as injustiças. Através das gerações, os Reis demonstram uma resiliência admirável, enfrentando adversidades com coragem e determinação. Linhares equilibra-se habilmente entre o acadêmico e o coloquial, garantindo que sua prosa não apenas informe, mas também entretenha", diz Marlon que assina a orelha da obra e é autor de, entre outros, "O nobre deputado", "A república das propinas" e "Uso Eleitoral da Máquina Administrativa".

 

Marcos Linhares explica que, no dia do lançamento, as filhas do casal estarão presentes para poder contar um pouco da história e também responder perguntas.

 

"O livro apresenta tanto um mergulho histórico na essência de uma família de pioneiros em uma região rica em babaçuais, entre o cerrado e a amazônia, quanto também a luta por justiça e pelo resgate da memória. Para dar força ao relato, a parte final dispõe de um anexo com cerca de 90 páginas só com documentos", observa o autor.

 

A OBRA

Entre depoimentos emocionantes de moradores e familiares, na obra leva o leitor a compreender a importância do legado deixado por essa família em Bom Lugar. Visionário, Pedro Reis lutava pela preservação ambiental, defendia e ajudava as quebradeiras de coco babaçu, e junto com a companheira Luzia, contribuía para a cultura local e memória.

 

O casal organizava festas com as tradições locais, comprando instrumentos para os músicos e também estimulava a preservação da essência do que une a todos em qualquer local: o sentido de pertencimento que a cultura outorga.

 

Após a morte do patriarca, os herdeiros foram imersos numa saga para resgatar a memória e o patrimônio da ameaça de indivíduos inescrupulosos que tentaram apagar essa bela história para usurpar a propriedade.

 

Nessa jornada, em que ecos do velho modelo político coronelista se chocam com a democracia brasileira moderna, temos uma narrativa rica que assinala uma parte da história do país. É uma leitura que emociona, questiona e inspira a valorizar cada pedaço de nossa própria história, por mais inverossímil que possa parecer.

 

O AUTOR 

Maranhense de nascimento em São Luís e criado em Imperatriz e atualmente radicado em Brasília, mas é da terra maranhense com muito orgulhoe. Marcos Linhares é jornalista, escritor e professor, Autor de 17 livros e vencedor do International Latino Book Awards em Los Angeles (EUA). Atualmente, preside o Instituto Fazer o Bem e o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Idealizador do Prêmio Alan Viggiano - Poesia e Contos, Linhares tem atuado como jurado em concursos literários nacionais, como o Prêmio SESC de Literatura, além de outros realizados pelo governo federal nos últimos anos.

Foi Coordenador-Geral da Programação Cultural da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles, e repórter do Sportv (na época da Globosat), Rede Record Brasília, Jornal de Brasília, Portal Comunique-se, entre outros. Também foi editor das revistas “Farma in Forma”(CRF-DF), O Magistrado em revista (IMAG-DF),  “Impressões”(Abrapol), "Fale Brasília” e “Mais Capital”.

 

Serviço:

O quê: Lançamento de "Pedro e Luzia Reis - A invasão da terra e da memória em Bom Lugar, município maranhense”, do escritor e jornalista Marcos Linhares.

Quando: Na sexta-feira, dia 5 de julho, às 19h

Onde: Na Biblioteca Nacional de Brasília (2° andar- Esplanada dos Ministérios)

 

Segue um trecho do livro, que explica passo a passo, a busca de justiça trilhada pelas irmãs: