Lençóis Maranhenses desbancam Fernando de Noronha como destino de luxo
Os Lençóis Maranhenses rivalizam, pela primeira vez, com Fernando de Noronha como destino de sonho dos turistas brasileiros endinheirados.
Os Lençóis Maranhenses se destacaram como o destino preferido dos turistas brasileiros de alta renda, ultrapassando Fernando de Noronha, segundo o Anuário de Tendências de Luxo 2025, produzido pela ILTM em parceria com o Panrotas e TRVL LAB.
A pesquisa, realizada com 3.284 pessoas que recebem mais de 20 salários mínimos, revelou que 8,5% dos viajantes de luxo consideram os Lençóis Maranhenses como prioridade para sua próxima viagem, enquanto Fernando de Noronha ficou com 8,1%.
O crescente interesse pelo destino maranhense tem atraído grandes investimentos. A rede portuguesa Vila Galé, por exemplo, anunciou a construção de dois resorts de luxo no estado, somando mais de R$ 100 milhões em aportes: o Vila Galé Collection São Luís e o Vila Galé Collection Maranhão.
Para Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America, os Lençóis Maranhenses atendem às expectativas dos viajantes de alta renda, que procuram destinos com belezas naturais, experiências autênticas e exclusivas. “O Maranhão é muito rico tanto em locais paradisíacos fora do comum, quanto em cultura e gastronomia, o que atrai quem busca história, conhecimento, descanso e calor”, destacou.
O estudo apontou que o perfil médio do viajante de luxo brasileiro é composto por pessoas que ganham mais de R$ 30 mil mensais, com predominância feminina e residentes no Sudeste. Esse público realiza, em média, de 2 a 5 viagens nacionais e de 1 a 3 viagens internacionais por ano.
A infraestrutura local nos Lençóis Maranhenses está sendo impulsionada pelo mercado hoteleiro, alinhando o destino às expectativas do público de alta renda e reforçando sua posição como novo epicentro do turismo de luxo no Brasil.