Modelo maranhense ganha reality ‘Jogo de Panelas’, no programa da Ana Maria Braga, com prato típico do MA

Modelo maranhense ganha reality ‘Jogo de Panelas’, no programa da Ana Maria Braga, com prato típico do MA

A maranhense Yara Sá foi a grande vencedora do Jogo de Panelas, reality show gastronômico do programa Mais Você, da TV Globo. Na final, que foi ao ar nesta quarta-feira (22), a modelo impressionou as chefs e os jurados convidados com um jantar inspirado no Maranhão.

 

O reality Jogo de Panelas reúne cozinheiros amadores que precisam mostrar todo seu potencial, servindo entrada, prato principal e sobremesa. Os participantes precisam ainda impressionar os convidados com decoração e atração condizente com o tema escolhido.

 

Yara tomou a frente dos participantes ganhando o ponto extra da chef Michele Crispim pelo prato de robalo com arroz de cuxá. Na sobremesa, a maranhense também ganhou o ponto extra da chef Ju Ferraz por ter servido doce de espécie de Alcântara, prato típico maranhense. Já como entrada, a modelo serviu queijo coalho com castanha-de-caju e melado de cana e homus com vinagreira.

De acordo com Yara, ela nunca havia feito doce de espécie antes da competição. Foi só quando soube que iria participar do reality que ela começou a treinar o preparo do doce, que é um dos seus favoritos desde a infância. A ideia dela de levar o doce ao programa era promover um resgate da história do prato típico, além de homenagear o Maranhão.

 

"O doce de espécie é muito rico de história", disse Yara. "É um alimento que traz uma abordagem que precisa ser trazida de volta, que é a cultura do alimento. A gente está muito numa cultura funcional, esquecendo que o alimento é mais que nutriente. Agora as pessoas só falam do alimento assim, compartimentalizado: a proteína, o carboidrato. Aí torce o nariz para o carboidrato. Eu acho que a cultura e a ancestralidade do alimento merece ser resgatada."

 

Típico da cidade de Alcântara, no Maranhão, o doce de espécie se tornou uma tradição na cidade ao ser distribuída pelos moradores durante a Festa do Divino. “É impressionante a população se mobilizando [durante a Festa do Divino] para oferecer banquetes de graça. É um povo que quer ser lembrado como hospitaleiro, como farto, como generoso. É por isso que eu teimei tanto para levar esse doce de espécie, pois ele tem um valor simbólico, um valor imaterial”, conta a modelo. 

Yara também deu seu próprio toque ao doce de espécie. Segundo ela, ela reduziu a quantidade de açúcar da receita original e substituiu o açúcar branco pelo demerara. Ela também contou que não usou leite condensado, em vez disso, utilizou o leite de coco para trazer cremosidade ao doce. Além disso, ela usou farinha integral na massa.