Maranhão começa a aplicar provas para avaliar qualidade da educação nesta segunda-feira

Maranhão começa a aplicar provas para avaliar qualidade da educação nesta segunda-feira

Estudantes serão submetidos a provas de português e matemática, com foco em interpretação e resolução de problemas.

Maranhão começa a aplicar provas para avaliar qualidade da educação nesta segunda-feira — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Começa nesta segunda-feira (30), as provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) para estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. As provas seguem até dia 2 de setembro.

Aproximadamente 325 mil estudantes foram mobilizados para fazerem as provas. Destes, 87,5 mil são da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual e 238 mil são das redes municipais. Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco em interpretação e resolução de problemas.

A avaliação seguirá o seguinte cronograma:

 

  • 30 de agosto: avaliação de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 2.246 escolas;
  • 31 de agosto: avaliação de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de 2.568 unidades de ensino, e da 3ª série do Ensino Médio matriculados em 737 escolas da rede estadual;
  • 1º de setembro: avaliação de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 2.100 escolas farão as provas na disciplina de Língua Portuguesa;
  • 2 de setembro: esses mesmos alunos fecham a série de avaliações, com a aplicação das provas de Matemática.

 

As provas têm duração de 2 horas. Os estudantes do Ensino Fundamental responderão uma prova de 44 questões, sendo 22 para a disciplina Língua Portuguesa e outras 22 para Matemática. Os estudantes do Ensino Médio responderão 52 questões, metade de Língua Portuguesa e outra metade de Matemática.

 

 

Avaliação de fluência

 

Após a Avaliação do Seama, no período de 3 a 9 de setembro, a Seduc realizará a Avaliação de Fluência de Leitura, destinada a 90.104 estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental em 5.956 escolas, dessa vez, dos 217 municípios maranhenses. O foco será a habilidade e precisão com que os estudantes leitores decodificam o texto.

Os estudantes participarão de três blocos de leitura. A metodologia consiste na gravação dos áudios das leituras realizadas pelos estudantes de palavras que constam no dicionário; leitura de palavras inventadas; e leitura de histórias (narrativas de domínio público). A duração será de aproximadamente 10 minutos por estudante avaliado.

A Avaliação de Fluência tem como objetivo realizar um alinhamento de conhecimentos entre os profissionais da educação que estarão envolvidos, direta ou indiretamente, com a avaliação no Estado e municípios, além de servir como possibilidade de subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados.

 

Fonte: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2021/08/30/maranhao-comeca-a-aplicar-provas-para-avaliar-qualidade-da-educacao-nesta-segunda-feira.ghtml