Torcedores do Valencia são condenados a oito meses de prisão por insultos racistas contra Vinicius Jr.

O trio também não poderá ir a estádios de futebol por dois anos em solo espanhol

Torcedores do Valencia são condenados a oito meses de prisão por insultos racistas contra Vinicius Jr.

Três torcedores do Valencia foram condenados à prisão pelos insultos racistas contra o jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid. Os ataques aconteceram em maio do ano passado, no estádio Mestalla. Esta é a primeira condenação do tipo na Espanha.

 

O trio foi sentenciado a oito meses de reclusão e terá de ficar dois anos sem entrar em estádios de futebol, além de arcar com as custas do processo. Os torcedores foram enquadrados em artigo do Código Penal que trata sobre "crime contra a integridade moral", com o agravante de "discriminação por motivos racistas".

 

Vini Júnior denunciou ter sido alvo de racismo durante a partida do Real Madrid contra o Valencia em 21 de maio de 2023. O jogo chegou a ser interrompido. Após uma denúncia de La Liga, a liga espanhola de futebol, os torcedores foram identificados com a ajuda das imagens de câmeras de segurança do estádio.

O presidente da La Liga, Javier Tebas, em declarações reproduzidas pelo jornal Marca, disse que esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar que a Liga irá detectar, denunciar, e haverá consequências penais para eles.